Este é um projeto constituído de um plano
de trabalho que estabelece um planejamento que integre as ações didáticas
pedagógicas com as atitudes projetadas para garantir a utilização e
dinamização da literatura na escola para o crescimento intelectual dos nossos
alunos, funcionários, professores e comunidade, além de proporcionar momentos
de prazer aos participantes de modo geral.
Nesse projeto é muito discutido o quesito leitura, no qual o aluno realiza um trabalho ativo de compreensão e
interpretação do texto a partir do tema proposto. Essa habilidade e competência traz a tona o seu objetivo, o conhecimento sobre o assunto,
sobre o autor, tudo o que sabe sobre a linguagem e com isso ele se torna capaz de selecionar , antecipar, inferir e verificar , sem os quais não é possível
proficiência.
Esse aluno também será capaz de saber selecionar, dentre os textos que circulam socialmente, aqueles que podem atender a suas necessidades, conseguindo estabelecer as estratégias adequadas para abordar tais textos, pois um leitor competente é capaz de ler as entrelinhas, identificando, a partir do que está escrito, elementos implícitos, estabelecendo relações entre o texto e seus conhecimentos prévios ou entre o texto e outros textos já lidos.
Para que dê certo o projeto é necessário um trabalho efetivo com a ajuda de toda comunidade escolar, principalmente das crianças e adolescentes que vem para contribuir para a transformação da realidade social e de sua própria história de vida. Com esse trabalho esquematizado é hora de envolvermos a família em torno do processo educativo e dessa forma a escola será mais aberta e democrática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário