HISTÓRICO
02
de janeiro de 1950 - Foi sancionado a lei de nº 613, onde dava início a criação
do Colégio Estadual Arnolfo de Azevedo.
14 de abril de 1951 - O Colégio Estadual Arnolfo de Azevedo começou suas atividades temporariamente nas dependências da antiga escola Gabriel Prestes, onde atualmente está instalada a Câmara Municipal de Lorena.
06 de dezembro de 1951 - O Colégio Estadual Arnolfo de Azevedo foi transferido para o antigo e reformado prédio "Solar Conde Moreira Lima", onde recebeu a denominação “Ginásio Estadual Arnolfo Azevedo".
1954 a 1955 - Além de abrigar o Ginásio Estadual, o “Solar Conde Moreira Lima” serviu de sede para o Curso de Pedagogia da seção feminina da Faculdade Salesiana.
02 de outubro de 1956 - Foi criado o Colégio Estadual "Arnolfo Azevedo", onde em 11 de março de 1957 passou a funcionar em um pequeno prédio anexo ao Solar, construído por iniciativa do Professor Nelson Pesciota, então diretor do estabelecimento, com a colaboração dos pais e amigos da escola.
12 de agosto de 1962 - Em festiva comemoração presidida pelo então Governador do Estado de São Paulo, Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto, foi inaugurado o novo prédio do Colégio Estadual Arnolfo de Azevedo. O prédio chamava muito a atenção por se tratar de uma construção arquitetônicas arrojada para a época e instalações adequadas às exigências pedagógicas. Neste mesmo ano, já em suas novas dependências, o colégio Estadual Arnolfo Azevedo passou a integrar a Escola Normal de Lorena, passando a denominar-se "Colégio e Escola Normal Estadual Arnolfo Azevedo" (CENE - "Arnolfo Azevedo").
21 de janeiro de 1976 - Por Resolução da Secretaria da Educação do Estado (SEE), foi constituído a “EE Arnolfo Azevedo" integrando o CENE "Arnolfo Azevedo" e o GESC "Profª. Miquelina Cartolano", onde ocasionou a transferência do seu curso de 2º grau para EEPSG "Pe Carlos Leôncio da Silva".
1977 - Aconteceu o momento mais triste da história da EE Arnolfo Azevedo, onde um incêndio destruiu boa parte das salas de aulas.
01 de outubro de 1981 - O colégio passou a ser denominado EEPSG "Arnolfo Azevedo",
1989 a 1991 - A EEPSG Arnolfo Azevedo passou a priorizar os cursos profissionalizantes de Desenho e Auxiliar de Escritório
1993 a 1996 - A escola implantou o sistema educacional Escola Padrão, onde permitiu que a escola desse um grande salto na qualificação de seu ensino.
A Escola Estadual Primeiro e Segundo Grau Arnolfo Azevedo, com o apoio do Grêmio Estudantil, da comunidade e de diversas parcerias, dispõe atualmente de um dinâmico e atuante Programa Escola da Família.
A EEPSG Arnolfo Azevedo é destaque e referência no cenário sociocultural na região da cidade de Lorena por ter seus alunos ingressados nas melhores Instituições de Ensino Superior e Universidades da região.
A Escola possui inúmeros troféus conquistados em campeonatos e olimpíadas desportivas nos níveis: Municipal, Regional e Estadual.
Fontes:
arnolfoazevedo.no.comunidades.net
escolaarnolfo1954.blogspot.com.br
Eu estudo lá 2019 queria saber mais sobre a escola
ResponderExcluirEu estudo lá 2019 queria saber mais sobre a escola
ResponderExcluirEstudei no Arnolfo de 1991 a 1999, e tenho um imenso orgulho de ter construído toda a minha base educacional nessa escola que mora no meu coração. Foi ali, entre salas de aula e corredores cheios de histórias, que professores, diretores, funcionários e amigos deixaram marcas profundas na minha formação acadêmica, social e humana. Sou grato por cada ensinamento, cada carinho e cada desafio. É uma saudade boa, daquela que aquece o peito e me faz lembrar, com um sorriso no rosto, do quanto o Arnolfo foi — e sempre será — parte essencial de quem eu sou.
ResponderExcluir